Image

A ROTA

A Rota dos Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares pretende a valorização, e proteção, das suas regiões vitivinícolas difundindo atividades enogastronómicas e, através do enoturismo, conseguir a promoção destes territórios sustentando-se nos seus valores patrimoniais, sejam eles vinícolas, paisagísticos ou arquitectónicos.
De acordo com a Carta Europeia do Enoturismo, pretendemos seguir os princípios do desenvolvimento sustentável, reforçando as interações positivas entre a atividade enoturistica e os outros setores económicos do território, numa valorização global da perspetiva patrimonialista. Desta forma, outros sectores económicos e a própria população são mais-valias a considerar na estratégia a desenvolver.
Esta Rota consegue apresentar, em três reduzidas áreas demarcadas (Bucelas, Carcavelos e Colares), uma variedade de vinhos que vão dos tintos de Colares envelhecidos em madeira, aos brancos frutados ou aos espumantes de Bucelas e ao ambivalente vinho generoso de Carcavelos que tanto pode ser bebido como aperitivo ou como digestivo.
Estas três regiões, com qualidades e tipicidades reconhecidas pelo Decreto n.º1 de 10 Maio de 1907 para Carcavelos e Colares, para além do consumo interno, produzem vinhos históricos com um passado multisecular nas exportações portuguesas, nomeadamente para Inglaterra, colónias inglesas na América do Norte, Estados Unidos da América, Brasil e outros menores mercados. Se as circunstâncias fizeram baixar a quantidade produzida a qualidade está garantida, sustentada na ciência, na tecnologia e na pureza dos vinhos genuínos.
Entidades Promotoras
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image