Criada por Carta de Lei em 1908, a Região Demarcada de Carcavelos é uma das mais antigas do País.
Nasceu no período pós-filoxera, numa tentativa, por parte dos produtores da altura, de recuperar a glória que o Carcavelos assumia nos tempos do Marquês de Pombal, com uma expressão internacional.
O Carcavelos designa-se de ‘Generoso’, como sinal da sua antiguidade e qualidade, que no fundo descreve um vinho fortificado branco, de corpo aveludado com características únicas graças a uma afortunada conjugação de elementos: castas, clima, solo, envelhecimento, e claro, o Homem.
No território ocupa parte dos concelhos de Cascais e Oeiras, sendo uma das mais pequenas DOC do mundo, com apenas 25 ha de vinha plantada, a cerca de 20 minutos do centro da capital, Lisboa.”
“Os concelhos de Cascais e Oeiras prolongam a linha de costa, desde Lisboa, até ao mergulho dos Montes da Lua no Atlântico, no Cabo da Roca.
Terras de saloios e pescadores, há muitos séculos que se estabeleceu o convívio com a fidalguia e a burguesia lisboeta, que aqui tiveram propriedades e suas Quintas de Recreio. Também os espaços de vilegiatura marcaram estes territórios. É aqui que surgiu o Vinho de Carcavelos que associamos a um Património rico e variado que aguarda a sua visita.
Para mais informações aceder aqui.