Região de Carcavelos

Percurso do Vinho

Já no séc. XIV, documentos selados com a chancela real, se referiam aos “bem cuidados vinhedos de Oeyras”. Depois, no século XVIII, com Sebastião José de Carvalho e Melo, Conde de Oeiras e posteriormente Marquês de Pombal, o vinho de Carcavelos foi refinado na sua produção. No final do século XVIII, era um vinho prestigiado e conhecido das elites europeias, verificando-se intensa exportação, sobretudo através de Inglaterra, para mercados como a América do Norte, Índia e Austrália. A Carta de Lei de 18 de Setembro de 1908 define a região demarcada, então «formada pelas freguesias de S. Domingos de Rana e Carcavelos, do concelho de Cascais, e pela parte da freguesia de Oeiras que é tradicionalmente reconhecida por produzir vinho generoso».

Ao longo do seu percurso, o vinho de Carcavelos teve alguns contratempos em virtude das pragas vinhateiras. Associada a estas, surgiu na segunda metade do Século XX a necessidade de urbanizar e com ela a praga da especulação imobiliária que quase extinguiu este excelente vinho. Ainda assim, na década de 1980, as Quintas da Ribeira de Caparide, dos Pesos e da Samarra, em arriscaram reiniciar nos seus terrenos a prática produtiva, esforço que a Câmara Municipal de Cascais (CMC) reconheceu, através da respectiva inclusão no Inventário do Património Municipal. Por seu turno, a Câmara Municipal de Oeiras tem investido verbas consideráveis na preservação e manutenção da vinha já existente na antiga Quinta do Marquês de Pombal (Quinta de Cima) na plantação de nova área e na recuperação do edificado.

O “Carcavelos” é fortificado em grande parte com a famosa aguardente da Lourinhã e integra com o “Porto”, o “Madeira” e o “Moscatel de Setúbal”, o restrito grupo dos 4 vinhos licorosos/generosos portugueses, sendo que, neste momento existem 2 (dois) produtores, sendo a área de vinha global – 25 ha e a da Quinta do Marquês de Pombal de 12,5 ha. O volume de produção atingiu em 2015, quanto ao Vinho Branco Apto a Carcavelos – 60.450 litros, e quanto Vinho Tinto Apto a Carcavelos – 1.000 litros. Já em 2016 a produção quanto ao Vinho Branco Apto a Carcavelos foi de 33.200 litros.

Prémios alcançados pelo “Villa Oeiras”

Prémios alcançados pelo “Villa Oeiras”

  • Selezione del Sindaco 2012 – Grande Medalha de Ouro (golden medal)
  • Concurso de Vinhos de Lisboa 2012 – Ouro (Gold medal)
  • International Wine Challenge 2013 – Silver
  • Concours Mondial de Bruxelles 2013 – Silver
  • International Wine & Spirit Competition 2014 – Silver Outstanding
  • International Wine Challenge 2014 – Silver
  • Portugal Wine Trophy – 2016 Ouro (Gold medal)

Aceda à nossa versão para dispositivos móveis!

Image
Image