Percurso do Vinho

Região de Colares

Os percursos do vinho de Colares permitem, além das visitas guiadas às adegas e vinhas, desfrutar da paisagem natural da região, da riqueza do património histórico, arquitetónico e etnológico de Sintra, na sua diversidade geomorfológica de Serra, Campo e Litoral, e da qualidade da gastronomia tradicional sintrense, sempre presente nos restaurantes que se podem encontrar ao longo da Rota de Colares. 

1 – À descoberta do Vinho de Colares numa viagem de Elétrico

1 – À descoberta do Vinho de Colares numa viagem de Elétrico

Elétrico | Adega Regional de Colares | Prova de Vinho | Almoço em Colares | Elétrico | Passeio a pé entre a Estefânia e o Centro Histórico | Prova de doces típicos | Palácio Nacional de Sintra

Duração – 1 dia
Utilização de viatura própria ou comboio para chegar a Sintra.

IMPORTANTE: contactar a Adega Regional de Colares com antecedência, para marcação da visita e prova de Vinho.

 

Ao chegar a Sintra, (sugerimos que estime chegar a Sintra cerca das 9h30), caso se desloque de carro, estacione no parque de estacionamento da Portela de Sintra, ou, em alternativa no parque de estacionamento da Cavaleira e tome o transfer gratuito

Dirija-se ao bairro da Estefânia, à Vila Alda – Casa do Elétrico, local de partida do  Elétrico de Sintra.

Adquira o seu bilhete e entre a bordo do centenário Elétrico de Sintra. Desfrute desta viagem única até à Adega Regional de Colares. Deverá sair na paragem “Banzão”. Serão cerca de 35 minutos por entre arvoredo e casas, nesta linha que já conta com mais de cem anos e que se prolonga até à Praia das Maçãs.

Chegou à  Adega Cooperativa Regional de Colares, a adega cooperativa mais antiga do país. Tem agora a oportunidade de apreender um pouco sobre os métodos de produção do Vinho de Colares e visitar o edifício da adega, também utilizado para eventos. A prova deste vinho de características únicas ficará certamente na sua memória.

Tendo elétrico para regressar a Sintra, às 15:10h na mesma paragem – Banzão – sugerimos um passeio a pé por Colares e um almoço num dos restaurantes locais.

De regresso a Sintra, serão agora quase 16h00. Passeie por Sintra! Atravesse o bairro da Estefânia em direção ao Centro Histórico, passando pelo Jardim da Correnteza e pare no miradouro para admirar a magnífica paisagem.

Continuando, irá encontrar, os Paços do Concelho, um edifício revivalista do séc. XX. Continue e siga agora pela Volta do Duche e admire a exposição de Arte Pública, composta por peças de diversos autores, que embeleza o caminho até ao centro histórico.

Chegando à “Vila Velha” termo que os locais atribuem à parte mais antiga do Centro Histórico, entre numa das pastelarias e delicie-se com os tradicionais doces: travesseiros e queijadas.

Se ainda tiver tempo, não deixe de visitar o emblemático Palácio Nacional de Sintra, com as suas chaminés imponentes, que se erguem mesmo no centro da Vila.

Antes de fazer o percurso de regresso percorra as ruas estreitas, becos e escadarias do pitoresco Centro Histórico.

Certos de ter ficado a conhecer um pouco melhor a região vitivinícola demarcada de Colares, aguardamos o seu regresso para usufruir de outras experiências.

Até Breve!

 

 

2 – À descoberta das vinhas de areia e do Vinho DOC Colares

2 – À descoberta das vinhas de areia e do Vinho DOC Colares

PR8 | Vinhas de chão de areia |almoço Praia das Maçãs | Azenhas do Mar | Almoçageme | Adega Viúva Gomes | Prova de Vinho | Praia da Adraga | Pôr do Sol

Duração – 1 dia
Utilização de viatura própria – calçado e vestuário confortável para a parte da manhã

IMPORTANTE: contactar a Adega Viúva Gomes com antecedência, para marcação da visita e prova de Vinho.

 

Para começar o dia faça um percurso pedestre para descobrir as vinhas do histórico Vinho de Colares. Descarregue o PR8 para o seu telemóvel e aventure-se

Trata-se de um percurso circular, com cerca de 15km, que tem início na Adega Regional de Colares, passando pelo Pinhal da Nazaré, Vinhas do Vinho Ramisco, Fontanelas e Janas. O percurso está assinalado no terreno, com painéis informativos e ficheiros de georreferenciação.

Se não se sentir aventureiro para realizar o percurso todo a pé, desloque-se com viatura pelas aldeias pitorescas de Janas e Fontanelas, mas não perca a oportunidade descobrir as vinhas tradicionais plantadas em "chão de areia" que dão origem ao vinho DOC Colares.

À hora de almoço, se realizou o PR8 e regressou ao ponto de partida, siga até à Praia das Maçãs e almoce num dos restaurantes locais. Caso tenha visitado as vinhas utilizando o seu carro, aproveite igualmente para almoçar num restaurante junto ao litoral. Delicie-se com um bom peixe ou marisco da costa, num almoço prolongado, para recuperar energias.

Depois de almoçar, vá até às Azenhas do Mar e conheça a bela e emblemática aldeia. As Azenhas do Mar surpreendem pela sua situação geográfica, com as casas a descerem em cascata pelo declive da arriba até ao mar.

Chegou o ponto alto do dia! Desloque-se até à bonita aldeia de Almoçageme para a visita à Adega Viúva Gomes Nesta visita ficará a conhecer os métodos de produção do vinho de Colares através de conversa com o produtor e terá a oportunidade de fazer a prova deste vinho especial no paladar e características.

Aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o método de plantação das vinhas de chão de areia que visitou de manhã, algumas pertencentes a este produtor (Fontanelas)

Certamente, depois desta experiência nada melhor que uma ida até uma das mais belas praias do concelho de Sintra: a Praia da Adraga cujo acesso se faz a partir do centro de Almoçageme, ver o fabuloso pôr do sol e respirar mais um pouco de ar puro nesta praia agreste, ainda um pouco selvagem.

Esperando que tenha gostado deste dia dedicado ao Enoturimo em Sintra, esperamos pelo regresso para usufruir de outras experiências.

Até Breve!

 

3 – O Vinho de Colares e o Património

3 – O Vinho de Colares e o Património

Palácio e Parque de Monserrate | almoço cafetaria do Parque de Monserrate | Casal de Santa Maria |Prova de Vinho |Cabo da Roca |Certificado | Pôr do Sol

Duração – 1 dia
Utilização de viatura própria

IMPORTANTE: contactar o Casal de Santa Maria com antecedência, para marcação da visita e prova de Vinho.

 

Pela manhã, tome a EN247, em direção a Colares/Praias. Antes de chegar à Várzea de Colares, no cruzamento com cotovelo à direita, vire à esquerda para a EN375, em direção à Eugaria e Monserrate.

Siga pela EN375 até ao  Parque e Palácio de Monserrate. Aqui irá encontrar uma das mais belas criações arquitetónicas e paisagísticas do Romantismo em Portugal: o Parque e Palácio de Monserrate, testemunhos ímpares do ecletismo do século XIX.

Demore-se num dos mais ricos parques botânicos do país e contemple a maravilhosa construção arquitetónica do Palácio que combina influências góticas, indianas e sugestões mouriscas, bem como motivos exóticos e vegetalistas.

À hora de almoço aproveite a esplanada da cafetaria existente no parque e retempere energias.

Após o almoço regresse pela EN375, à Várzea de Colares, retomando a EN247 e siga em direção a Almoçageme e Cabo da Roca. Passando a entrada para Almoçageme (à direita) continue mais alguns metros e vire à esquerda. Na entrada da rua encontra sinalização vertical para o Casal de Santa Maria.

Chegou ao Casal de Santa Maria, um dos produtores de vinho DOC Colares. A história desta quinta remonta ao início do século XVIII. A casa principal foi construída em 1720 e surpreendentemente conseguiu sobreviver ao terramoto de 1755, devido à estrutura granítica da Serra de Sintra. Em 1903, deixou de produzir vinho, mas 100 anos passados, foram replantadas as "vinhas mais ocidentais da Europa" e modernizada a adega.

Visite toda a propriedade e prove o vinho de Colares num local com uma vista soberba. Descubra os “segredos” e curiosidades da produção do vinho DOC Colares, plantado em “chão de areia”.

No final da tarde, regresse à EN247 e siga até Cabo da Roca. Ao chegar deixe-se impressionar com a bela imensidão do oceano Atlântico que se revela aos seus olhos, num dos locais mais emblemáticos de Portugal.

No Cabo da Roca “….onde a terra acaba e o mar começa …”, adquira no posto de turismo local, um certificado de presença no ponto mais ocidental do continente Europeu.

Um dia diferente, dedicado ao Enoturimo em Sintra, não poderia acabar melhor…. assista ao melhor pôr do Sol neste local único.

Até Breve!

 

4 – Arqueologia e Vinho de Colares

4 – Arqueologia e Vinho de Colares

Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas | almoço em Negrais | Ramilo Wines | Prova de Vinho | Vinhas de chão de areia | Azenhas do Mar | Pôr do Sol e marisco da costa

Duração – 1 dia

Utilização de viatura própria

IMPORTANTE: contactar o produtor Ramilo Wines com antecedência, para marcação da visita e prova de Vinho.

 

Pela manhã, siga até São Miguel de Odrinhas – a povoação mais a norte do concelho - e visite o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas e as ruínas romanas adjacentes. A coleção tem mais de 400 peças de diversas tipologias: moedas, objetos cerâmicos, líticos, metálicos, osteológicos, entre outros.

Aproveitando que está no norte do concelho, sugerimos um almoço em Negrais. Ajuste o seu GPS e siga para aquela localidade. São apenas 20 minutos de distância. Prove o Leitão de Negrais, prato típico da gastronomia sintrense.

Depois de almoço, volte a ajustar o seu GPS, agora para seguir até um dos produtores de vinho de Colares, a Ramilo Wines Com plantação de vinha de chão de areia, na zona de Janas, no concelho de Sintra, de onde sai o vinho DOC Colares deste produtor, a adega situa-se no concelho vizinho de Mafra, muito próximo à fronteira dos 2 concelhos, na Quinta do Ramilo, onde têm mais vinha.

Faça uma visita à Quinta e à adega onde, entre outros, é produzido o vinho DOC Colares deste produtor. Prove este vinho de características diferentes e saiba como é produzido.

Depois de uma tarde, que seguramente será bem passada e de ter provado o vinho de Colares, regresse ao concelho de Sintra e dirija-se às Azenhas do Mar. Antes de se dirigir ao miradouro, passe pelas vinhas velhas de Colares em chão de areia  e observe as suas características únicas.

As Azenhas do Mar surpreendem pela sua situação geográfica, com as casas a descerem em cascata pelo declive da arriba até ao mar. Conheça esta bela e emblemática aldeia passeando nas ruas estreitas.

Aproveite agora para retemperar energias e num dos restaurantes locais, assista a um belo pôr do Sol enquanto “petisca” bom marisco da costa.

Foi, de certeza, uma boa experiência Enoturística e gastronómica que permitiu conhecer um pouco da história e produção do centenário vinho de Colares bem como parte da gastronomia sintrense.

Há muito mais por descobrir. Esperamos por si para uma próxima experiência.

Até breve!

 

Aceda à nossa versão para dispositivos móveis!

Image
Image