3 – O Vinho de Colares e o Património

3 – O Vinho de Colares e o Património

Palácio e Parque de Monserrate | almoço cafetaria do Parque de Monserrate | Casal de Santa Maria |Prova de Vinho |Cabo da Roca |Certificado | Pôr do Sol

Duração – 1 dia
Utilização de viatura própria

IMPORTANTE: contactar o Casal de Santa Maria com antecedência, para marcação da visita e prova de Vinho.

 

Pela manhã, tome a EN247, em direção a Colares/Praias. Antes de chegar à Várzea de Colares, no cruzamento com cotovelo à direita, vire à esquerda para a EN375, em direção à Eugaria e Monserrate.

Siga pela EN375 até ao  Parque e Palácio de Monserrate. Aqui irá encontrar uma das mais belas criações arquitetónicas e paisagísticas do Romantismo em Portugal: o Parque e Palácio de Monserrate, testemunhos ímpares do ecletismo do século XIX.

Demore-se num dos mais ricos parques botânicos do país e contemple a maravilhosa construção arquitetónica do Palácio que combina influências góticas, indianas e sugestões mouriscas, bem como motivos exóticos e vegetalistas.

À hora de almoço aproveite a esplanada da cafetaria existente no parque e retempere energias.

Após o almoço regresse pela EN375, à Várzea de Colares, retomando a EN247 e siga em direção a Almoçageme e Cabo da Roca. Passando a entrada para Almoçageme (à direita) continue mais alguns metros e vire à esquerda. Na entrada da rua encontra sinalização vertical para o Casal de Santa Maria.

Chegou ao Casal de Santa Maria, um dos produtores de vinho DOC Colares. A história desta quinta remonta ao início do século XVIII. A casa principal foi construída em 1720 e surpreendentemente conseguiu sobreviver ao terramoto de 1755, devido à estrutura granítica da Serra de Sintra. Em 1903, deixou de produzir vinho, mas 100 anos passados, foram replantadas as "vinhas mais ocidentais da Europa" e modernizada a adega.

Visite toda a propriedade e prove o vinho de Colares num local com uma vista soberba. Descubra os “segredos” e curiosidades da produção do vinho DOC Colares, plantado em “chão de areia”.

No final da tarde, regresse à EN247 e siga até Cabo da Roca. Ao chegar deixe-se impressionar com a bela imensidão do oceano Atlântico que se revela aos seus olhos, num dos locais mais emblemáticos de Portugal.

No Cabo da Roca “….onde a terra acaba e o mar começa …”, adquira no posto de turismo local, um certificado de presença no ponto mais ocidental do continente Europeu.

Um dia diferente, dedicado ao Enoturimo em Sintra, não poderia acabar melhor…. assista ao melhor pôr do Sol neste local único.

Até Breve!