Colares, a Região Demarcada mais ocidental da Europa Continental, situa-se no Concelho de Sintra, apresentando características muito peculiares devido à sua proximidade do mar e aos ventos marítimos fortes a que se encontra sujeita.
Pela sua natureza geológica, Colares, divide-se em duas sub-zonas: solos de areia, com vinhas plantadas em pé franco, das castas Ramisco (tinto) e Malvasia de Colares (branco), aptas para Vinhos DOC Colares; e solos argilo-calcários, aptos para Vinhos IGP Lisboa e Vinhos de Portugal (IVV).
Esta pequena zona vitícola, de clima temperado e húmido, produz vinhos elegantes. A sua elevada acidez, salinidade e frescura, proporcionam grande potencial de envelhecimento em garrafa, sendo a Região de Colares uma espécie de “santuário” para os conhecedores deste vinho.
A área geográfica correspondente à Denominação de Origem "Colares" situa-se no concelho de Sintra, entre a Serra e o Oceano, numa zona junto ao mar, compreendendo às freguesias de Colares, São Martinho e São João das Lampas.

Câmara Municipal de Sintra
Câmara Municipal de SintraDepartamento de Turismo e Representação Externa
Divisão de Turismo e Gestão de Equipamentos de Interesse Turístico
Vila Alda – Casa do Elétrico
Rua General Alves Roçadas, 2
2710-421 SINTRA
Tel.:219 238 767
dtge@cm-sintra.pt