Adegas e Produtores

Região de Colares

A Região Demarcada de Colares, criada em 1908, com uma área pequena em comparação com outras regiões vinhateiras do país, viria a destacar-se na viragem do século XIX para o séc. XX pela elevada percentagem de vinhas ramisco cultivadas, que ocupavam grande parte da superfície.

Em 1931, com o objetivo de garantir a qualidade e a origem dos produtos vinícolas da região, foi fundada a Adega Regional de Colares.

Inicialmente fundada por 81 sócios, é a adega cooperativa mais antiga do país, e viria, nos anos subsequentes, a registar um aumento considerável de membros.

Em 1934, através do Decreto-lei n.º 24.500, de 19 de Setembro – considerado por muitos como a verdadeira Carta Magna do Vinho de Colares – reservou-se à Adega Regional de Colares o exclusivo da fabricação do vinho, ao mesmo tempo que se estabeleceu a obrigatoriedade de um estágio não inferior a dois anos, por forma a garantir as qualidades deste produto vinícola.

Nas décadas subsequentes, a mão-de-obra cara, o plantio difícil nos terrenos arenosos, a crise na viticultura, o aumento do pinhal em detrimento da vinha e o avanço da urbanização constituíram, entre outros, factores para o decréscimo da produção do ramisco.

Atualmente, além da Adega Regional de Colares, existem outras adegas e produtores individuais de vinho de Colares. 

Adega Beira Mar

Adega Beira Mar

A aldeia das Azenhas do Mar possuía algumas das mais antigas adegas particulares do denominado Vinho de Colares. Destas conhecem-se as pertencentes a Luís Augusto e Manuel José Collares que, já no distante ano de 1848 fabricavam e comercializavam vinho da sua lavra.

Em 1899, João, António e Hermegildo Bernardino da Silva, que para a história local ficaram conhecidos pela família Chitas, adquiriram algumas dessas adegas e constituíram a firma Collares Chitas.

Cerca de 1900, António Bernardino da Silva Chitas, por seu lado, cria a Adega Beira Mar que, ainda hoje, comercializa Vinho de Colares, sendo mesmo a única que exporta para os mercados internacionais.

 

Contactos

António Bernardino Paulo da Silva

Av. Luís Augusto Colares, 70 – 74, Azenhas do Mar,

2705-106 COLARES SINTRA

GPS: 38º 50’ 06,352” N, 9º 27’ 57,900” W

T: 219 292 036

F: 219 282 474

E: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Horário

Dias úteis – visitas sujeitas a marcação prévia: 08h00-12h00 / 14h00-18h00

6ª feira encerra às 17h00

Encerra fins-de-semana e feriados

 

Características e Serviços

Visitas guiadas – mediante marcação prévia

Loja

Parque de Estacionamento

Adega Cooperativa Regional de Colares

Adega Cooperativa Regional de Colares

Em 1931 foi fundada a Adega Regional de Colares que atualmente reúne mais de 50% da produção da região e mais de 90% dos produtores. Esta Cooperativa exerce há mais de 80 anos uma função social de grande importância na atividade agrícola da Região.

Produz vinhos da Denominação de Origem Controlada de Colares, Regionais Lisboa e Vinhos de Mesa, adaptados a qualquer ocasião.

O edifício atual é o original, imponente quando visto de fora e deslumbrante pela sua dimensão interior. No edifício principal reúne-se um grande conjunto de toneis de enormes dimensões nos quais envelhecem os vinhos produzidos pela Adega.

 

Contactos

Av. Coronel Linhares de Lima, n.º 32 Colares,

2705-351 SINTRA

GPS: 38º48'19.48'' N, 9º26'58.63'' W

T: 219 291 210

E: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

W: www.arcolares.com

 

Horário

Segunda a sábado: 09h00-13h00 / 14h00-18h00

Encerra domingos e feriados

 

Características e Serviços

Visitas guiadas e provas de vinhos mediante marcação prévia

Loja

Parque de Estacionamento

Realização de eventos mediante marcação prévia

Adega Visconde Salreu

Adega Visconde Salreu

Impulsionado pelo sucesso dos vinhos de Colares, em 1921, o Visconde de Salreu erigiu, no Banzão, umas caves de grandes dimensões, projetadas pelo arquiteto Norte Júnior.

O edifício, de inspiração vernacular, alonga-se em dois blocos paralelos formando um conjunto de volumetrias surpreendentes.

A fachada apresenta-se imponente para quem passa na estrada que liga Colares à Praia das Maçãs. Atualmente é propriedade da família Chitas.

 

Contactos

António Bernardino Paulo da Silva

Av. do Atlântico, 5 - 17 Banzão,

2705-137 COLARES SINTRA

GPS: 38°48'23.1" N, 9°27'02.4" W

T: 219 292 036

F: 219 282 474

 

 

Características e Serviços

Visitas guiadas mediante marcação

Adega Viúva Gomes

Adega Viúva Gomes

Na Viúva Gomes colocamos toda a nossa paixão nos vinhos que criamos. Estes são uma extensão da nossa personalidade, das nossas crenças e gosto pessoal. Acreditamos em vinhos genuínos, ligados à terra que nos envolve e promovemos vinificações livres.

Atualmente um projeto de pai e filho, 4ª e 5ª geração da família, estamos focados em proteger a Região de Colares. Dedicados em manter os nossos vinhos como clássicos, respeitando o longo caminho que os trouxe até aos dias de hoje. No entanto, não fechamos portas a novas descobertas. Gostamos de explorar e criar, garantindo o sentido de lugar desta pequena e singular Região.

A Adega Viúva Gomes, fundada em 1808, está situada em Almoçageme, na Região Demarcada de Colares. Um terroir único na costa Atlântica de Sintra, entre a Serra e o Oceano.

 

Contactos

Eng.º José Baeta

Largo Comendador José Gomes da Silva, 2 e 3,

2705-041 COLARES

GPS: 38º 47' 44'' N, 9º28'11'' W

T: 967 248 345

E: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

W: www.adegaviuvagomes.com

 

Horário

Dias úteis – 9h30-13h00 / 14h00-18h00

Encerra fins-de-semana e feriados

 

Características e Serviços

Open Days – visitas e provas de vinho – mediante reserva prévia

Todas as 4ª feiras às 11h00 e 15h00

1º sábado de cada mês às 16h00

Visitas guiadas com marcação prévia

Loja

Eventos com marcação

Casal de Santa Maria

Casal de Santa Maria

A história desta Quinta remonta ao início do século XVIII. A casa principal foi construída em 1720 e surpreendentemente conseguiu sobreviver ao terramoto de 1755 devido à estrutura granítica da Serra de Sintra.

Em 1903 deixou de se produzir vinho, mas 100 anos passados, foram replantadas as "vinhas mais ocidentais da Europa" e modernizada a adega.

Os vinhos do Casal de Santa Maria são o resultado da expressão da Natureza e do terroir único que envolve as vinhas, que se situam na orla costeira da Serra de Sintra.

O Casal Sta. Maria situa-se entre o Oceano Atlântico e a Serra de Sintra, tem influência climática marítima com noites frescas, manhãs de fortes neblinas e acompanhadas por brisas oceânicas.

Os solos são franco-argilosos com grandes afloramentos de granito, ricos em matéria orgânica, devido ao funcionamento da Coudelaria de Cavalos Árabes durante os anos 70 e 80.

O resultado deste terroir são vinhos que fazem lembrar o mar, muito aromáticos, frescos, minerais, elegantes, equilibrados e com a particularidade de terem fortes notas salgadas. São vinhos que apresentam grande potencial de envelhecimento, são complexos e com caráter, expressando bem o terroir único da Serra de Sintra.

 

Contactos

Casal Santa Maria - Adraga Explorações,

2705-177 CASAS NOVAS, COLARES - SINTRA

GPS: 38º47'37'' N, 9º27'44'' W

T: 219 292 117

F: 219 235 202

E: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

W: www.casalstamaria.pt

 

 

Características e Serviços

Visitas guiadas e provas de vinho (com marcação prévia)

Loja

Eventos com marcação prévia

Parque de estacionamento

Haja Cortezia Wines

Haja Cortezia Wines

Haja Cortezia Wines é o nosso projeto, situado na zona mais a norte da região Vitivinícola de Colares, mais precisamente na aldeia de Cortesia.

Distinguimo-nos pela proximidade ao mar e pelas condições climatéricas que daí advêm. O trabalho que fazemos na vinha é exigente, pois utilizamos métodos ancestrais e porque desenhamos os nossos vinhos de acordo com a própria vinha, o chamado “field blend”. Acreditamos que esta é a melhor forma de honramos a tradição e história do verdadeiro Terroir Atlântico.

Para além das vinhas velhas que herdamos da nossa família plantámos Malvasia de Colares e Ramisco, em pé franco e em solos de areia. De futuro teremos Alvarinho e Pinot Noir.

A nossa ambição é continuarmos a desenvolver as vinhas, a adega e o enoturismo, sem perdermos a identidade de negócio local que valoriza a terra, o mar e a cultura vinícola. Como o nosso slogan indica “Tradição e alma à beira-mar” é aquilo em que apostamos.

 

Contactos

Rua das Eiras nº 32ª - Cortesia

2705-576 São João das Lampas

GPS: 38.90229, -9.41703

E: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

W: www.hajacorteziawines.pt

 

Características e Serviço

Visitas guiadas à adega e vinha (com marcação prévia)

Provas de vinho (com marcação prévia)

Eventos

Parque de estacionamento

Osório & Gonçalves – Vinhos Infinitude

Osório & Gonçalves – Vinhos Infinitude

Propriedade da família Osório de Vasconcelos Jardim Gonçalves, o projeto Infinitude nasceu na Quinta da Azenha, local bucólico no sopé norte da Serra de Sintra, em Galamares

A atmosfera deste local e a memória de gerações anteriores produtoras de vinho na Madeira e no Douro, inspiraram a vontade de fazer crescer um projeto vitivinícola sério e de raízes consolidadas em Sintra. Nasceram assim, os vinhos Infinitude, inspirados na Serra de Sintra e nos dias de neblina em que o tempo parece suspender-se.

Decorria a primavera do ano 2000 quando se plantou a primeira vinha, entre os belos jardins da Quinta da Azenha. Aqui, os solos são argilosos, localmente designados por “chão rijo”. Esta parcela, exposta a norte e de “Sol-avesso”, mas protegida dos ventos pelos bosques envolventes, é um porto de abrigo para as uvas, que aqui encontram excelentes condições de maturação e de retenção da frescura que tanto as caracteriza. As castas têm tempo para desenvolver os seus interessantes compostos aromáticos, sem que a acidez caia e o grau alcoólico potencial dispare. O projeto iniciou-se com a plantação das castas Pinot Noir e Merlot. Uma aposta original e pouco ortodoxa. As vinhas são geridas extensivamente com intervenções mínimas. 

O projeto Infinitude foi sendo ponderado, desenhado e, finalmente, formalmente apresentado com o lançamento dos primeiros vinhos no mercado, em 2017. A excelente aceitação foi um incentivo ao crescimento, em capacidade e diversidade. Assim, o projeto estendeu-se a novas parcelas fora dos muros da Quinta da Azenha, incluindo uma parcela de 1 ha em “chão de areia” de onde sairão os vinhos DOC Colares Infinitude.

Os vinhos Infinitude pretendem ser imagem dos locais que os viram nascer. Vinhos elegantes, complexos que ganhem com a passagem do tempo e que reflitam a emoção do terroir.

Tal como a vida, um vinho é uma obra viva, sempre em evolução. Infinitude é uma homenagem de uma família às suas raízes e um convite ao recolhimento ou à celebração.

Descubra o projeto numa visita guiada à Quinta da Azenha (marcação prévia obrigatória).

 

Contactos

Quinta da Azenha - Galamares

2710-210 Sintra

GPS: 38°48'10.6"N      9°25'44.6"W

E:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

W: www.infinitude.pt

 

Características e Serviço

Visitas guiadas à vinha com marcação prévia

Eventos

Parque de estacionamento

 

Quinta de San Michel

Quinta de San Michel

A Quinta de San Michel, em Janas – em pleno coração da freguesia de S. Martinho, (hoje união de freguesias de Sintra), surge com o intuito de dar uma nova vida à região.

As nossas vinhas crescem entre o Oceano Atlântico e a Serra de Sintra. Com os 2 hectares da nossa Quinta, temos bastante bem definido um grande objetivo – contribuir para o rejuvenescimento da região, produzindo as castas típicas do antigamente e claro, fazer e produzir um bom vinho.

A nossa estratégia recaiu na produção das castas típicas da Malvasia e do Arinto.

 

Contactos

Estrada de Janas - Quinta de San Michel

2710-265 Sintra

GPS: 38°49'28.40"N   9°25'17.28"W

T: 919 354 610

E: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

W: www.quintasanmichel.com

 

Horário

Dias úteis – 9h00–16h00

Fins de semana – 9h00-12h00

 

Características e Serviços

Visitas guiadas e provas de vinho (com marcação prévia)

Parque de estacionamento

Quinta Vale da Roca

Quinta Vale da Roca

Agro-turismo dedicado à vinha e ao vinho, localizado na encosta Sul do Cabo da Roca na Azoia, Colares, em pleno Parque Natural de Sintra-Cascais. Fica a 15 Km do Centro Histórico de Sintra, a 12 Km de Cascais e a 40 Km do Aeroporto de Lisboa.

 

Contactos

Ricardo Silva Pinto

Rua Casal Farripas, 8 – Sítio dos Moinhos

2705-001 COLARES

T: 968 047 89

E: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

W: www.valedaroca.com

 

Horário

Dias úteis – 10h00–18h00

Fins de semana – 11h00-17h00

 

Características e Serviços

Visitas guiadas e provas de vinho (com marcação prévia)

Eventos

Parque de estacionamento

Alojamento - TR

Aceda à nossa versão para dispositivos móveis!

Image
Image