Situada em Bucelas, no âmago de uma das mais antigas regiões exportadoras de vinho (mencionado por Shakespeare em Henrique VI), a Quinta da Romeira iniciou, em 1988, um profundo projeto de restauro do solar.
Em simultâneo, garantiu a plantação daquela que é a mais extensa área de vinha contínua da casta Arinto, em Portugal. Possui, atualmente, 70 hectares e uma adega totalmente concebida para a produção de vinhos brancos, de elevadíssima qualidade.
Diz-nos a sua história que, em 1703, o terceiro conde de Castelo Melhor, Luis de Vasconcelos e Sousa – protagonista nas negociações do contrato de casamento entre a princesa Catarina de Bragança e o rei de Inglaterra, Carlos II – instituiu o Morgadio de Santa Catherina, em honra da princesa, no qual incluiu a Quinta da Romeira, localizada em Bucelas. No final do século seguinte, Sir Arthur Wellesley, mais tarde duque de Wellington, chegou mesmo a repousar no Solar da Quinta, uma casa de traçado sóbrio e aristocrático, avistando das suas janelas manuelinas as famosas “linhas de torres”, que mandou construir, às portas de Lisboa.
Principais vinhos:
- Morgado de Stª Catherina;
- Prova Régia;
- Quinta da Romeira Colheita Tardia;
- Espumante Bruto Nature;
- Espumante Bruto.
Contactos
2670-678 BUCELAS
GPS: 38°54'10.10"N, 9° 4'53.64"W
T: 219 687 071
Proprietário: Sogrape