O edifício do séc. XVIII, com função original de abegoaria de onde deriva o nome actual da Adega, é hoje um edifício dedicado à produção do Vinho de Carcavelos ‘Villa Oeiras’, numa parceria entre o Município de Oeiras e o Ministério da Agricultura.
Sobranceira aos 12,5 ha de vinha plantada, nesta Quinta que ainda mantém 135 ha dos cerca de 200 ha que há mais de dois séculos e meio compunham a Qta de Recreio dos Marqueses de Pombal, a Adega do Casal da Manteiga corresponde a um espaço particular de revitalização de património que, tendo vista alterada as suas funções originais, mantém o carácter e o cunho histórico do propósito para o qual outrora foi construído.
Hoje a sua história mistura-se com a ancestral produção do Vinho de Carcavelos, cujo renome muito se deve ao Marquês de Pombal, mas projecta-se no futuro pelo recurso a modernos métodos de vinificação, na procura pela excelência na produção deste néctar precioso.
A Adega assume uma planta octogonal, com uma ampla praça ao centro. Na zona norte do edifício produz-se o vinho e na sul envelhece-se, num dos amplos parques de madeira de carvalho que compõem as infraestruturas de produção do ‘Villa Oeiras’. A separar as duas alas está o antigo Torreão de Caça do Marquês, usado por ele próprio para repouso e pequenas refeições antes do regresso ao Palácio em dias de caça.
Contactos
R. da Mina, Tremês
GPS: 38º 42' 16,04" N, 9º 19' 13,72" W
T: 917 252 474